O programa RUBI de treino de pais está muito presente no dia-dia da Casulo Comportamento e Saúde, embora a maiora dos pais não saibam disso. Por isso decidimos explicar o que é e como funciona esse programa bastante eficiente que visa ajudar o tratamento das crianças com autismo.

Primeiro, vamos entender de onde vem a palavra. RUBI é na verdade uma sigla para Research Units in Behavioral Intervention (RUBI) e é um programa de treinamento para pais desenvolvido para diminuir comportamentos desafiadores em crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA). 

Como se sabe, crianças dentro do espectro frequentemente apresentam problemas de comportamento concomitantes que interferem nas habilidades da vida diária e na colocação educacional. 

O programa RUBI atua como uma intervenção autônoma para problemas de comportamento em crianças. A grande vantagem é que dentro do treino de pais RUBI é possível criar opções de treinamento em grupo, uma alternativa de menor custo, pois permite que os provedores atendam a vários clientes simultaneamente sem perder a eficiência.

Usado internacionalmente, o programa de treinamento de pais RUBI possui evidências científicas de que funciona, com a maioria das crianças estudadas apresentando melhorias no comportamento problemático.  Além disso, sua implementação em grupo foi considerado viável após vários estudos, conforme demonstrado pelos altos níveis de aceitação dos pais, frequência e fidelidade ao tratamento. 

A Casulo Comportamento e Saúde também oferece treinamentos tendo como base o método RUBI de Treino de Pais. Um exemplo é o curso “ABC da Parentalidade Positiva”, um curso introdutório voltado para pais que não tiveram contato com estratégias da Análise do Comportamento Aplicada anteriormente e servirá para ensinar habilidades cruciais para que pais aprendam estratégias eficientes para promoverem a cooperação infantil.

Ficou interessado em fazer este treinamento para pais? Fique atento! Em breve abriremos novas vagas para um novo curso voltado para este assunto!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para comentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *