O autismo, ou Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), refere-se a uma ampla gama de condições caracterizadas por desafios para aprendizagem de habilidades sociais, presença de comportamentos repetitivos, fala e comunicação não verbal. Estima-se que o Brasil possua cerca de 2 milhões de pessoas com autismo, ou seja, cerca de 1% da população brasileira.

Sabemos que não existe uma forma de autismo, mas muitos tipos de manifestações, influenciados por uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Por isso, as pessoas com autismo estão dentro de um espectro, sendo que cada pessoa com TEA tem um conjunto distinto de habilidades e dificuldades.

As maneiras pelas quais as pessoas com autismo aprendem, pensam e resolvem problemas podem variar de altamente funcionais a outros com severas dificuldades. Algumas pessoas com TEA podem precisar de apoio significativo em suas vidas diárias, enquanto outras podem precisar de menos apoio e, em alguns casos, viver de forma totalmente independente.

Vários fatores podem influenciar o desenvolvimento do autismo, e muitas vezes são acompanhados por sensibilidades sensoriais e problemas médicos, como distúrbios gastrointestinais (GI), convulsões ou distúrbios do sono, além de desafios de saúde mental, como problemas de ansiedade, depressão e atenção.

Os indicadores de autismo geralmente aparecem aos 2 ou 3 anos de idade. Alguns atrasos no desenvolvimento associados podem aparecer ainda mais cedo e, muitas vezes, podem ser diagnosticados em 18 meses, mas estudos já indicam a possibilidade do diagnóstico precoce do autismo com apenas 12 meses de idade. Pesquisas mostram que a intervenção precoce leva a resultados positivos mais tarde na vida de pessoas com autismo.

Leia também: Principais perguntas sobre Autismo e Terapia ABA

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para comentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *