Rotinas são muito importantes na vida de qualquer criança e adolescente. Elas são de grande ajuda no desenvolvimento de habilidades de vida diária e oferecem segurança na execução dessas atividades. Para uma criança neuroatípica a rotina é ainda mais importante, porque reforça essa ideia de segurança, previsibilidade e ajuda a criança a compreender o mundo a sua volta, se sentir segura executando as tarefas do dia a dia e se adaptar aos diferentes ambientes e situações sociais.

Se for possível, é uma boa ideia incluir a criança na organização dessa rotina, deixando que ela faça escolhas quando possível, sempre dentro daquilo que você entende que é importante para ela e da rotina da família. A criança pode, por exemplo, optar por fazer as atividades escolares antes ou depois do jantar, mas nunca deve ser oferecida para ela a opção de não fazer.

A organização dessa rotina pode ser feita através de um quadro visual, com imagens das diferentes atividades (acordar, tomas café da manhã, escovar dentes, trocar de roupa), por meio de cronogramas e agendas. As rotinas visuais são uma ferramenta importante para crianças dentro do espectro, porque comunicam com mais eficiência aquilo que é esperado da criança. Essa rotina deve estar acessível, para sempre ser consultada e acompanhada pela criança e seus cuidadores.

Mas e se for preciso sair da rotina? Aí é só explicar como será o dia e preparar a criança para essa mudança. No fim de semana, por exemplo, você pode preparar a criança para uma festa ou passeio, dizendo como será aquele dia especial, que tipo de atividades ela pode fazer, quem estará com ela. Assim, mesmo que a rotina seja quebrada, ela ainda será preparada para aquele dia diferente.

No entanto, é esperado que as crianças com TEA experimentem algum desconforto com essas alterações. Ela pode precisar de um tempo para se ajustar aquele novo espaço ou atividade. Caso ela tenha muita resistência a esse tipo de mudança é interessante, aos poucos, introduzir pequenas mudanças para que ela fique menos rígida. Aqui, a rotina visual também pode ajudar nessa comunicação das alterações, deixando claro para criança como será o dia e o que é esperado dela em todos os momentos do dia. Assim, a criança tem previsibilidade mesmo que a rotina sofra alterações e pode se acostumar a essas mudanças aos poucos.

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