Mais de três meses já se passaram desde que a pandemia do Covid-19 chegou ao Brasil e, embora algumas cidades já estejam reabrindo os comércios e reduzindo as medidas de isolamento social, ainda estamos distantes do retorno pleno à rotina de antes da pandemia.

Por isso, separamos cinco dicas para que você e sua criança com TEA possam lidar da melhor forma possível com este período ainda tão complicado e cheio de incertezas.

Promova um ambiente calmo.
Em tempos de mudança, é comum que o nível de estresse aumente dentro de casa. Por isso é importante desenvolver estratégias que promovam comportamentos calmantes. Separe momentos do dia em que você e sua criança com autismo possam relaxar.

Crie rotinas. 
Sabemos que as rotinas são essenciais para indivíduos com TEA. Se as rotinas estabelecidas anteriormente foram interrompidas, crie rotinas para o seu filho. Isso pode ajudá-lo a se sentir mais seguro e entender o que é esperado dele. Essa também pode ser uma maneira importante de introduzir novos comportamentos – como lavar as mãos ou comportamentos alinhados ao distanciamento social – nos hábitos diários.

Não esqueça da empatia.
Neste período é comum que a criança se sinta confusa e insegura, o que pode levar a dificuldades, desconforto ou sofrimentos adicionais, ainda que não saibam como demonstrar. Valide os sentimentos de aflição da criança e, no caso de você ter dificuldades para lidar com eles, tente entrar em contato com terapeutas e outras famílias em situações semelhantes para debater ideias para resolver qualquer desconforto ou desafios sensoriais, de comunicação e de movimento, na medida do possível.

Mostre o amor. 
As crianças com autismo ou com algum tipo de deficiência podem internalizar o sentimento de que eles ou suas necessidades de cuidados são onerosos para os pais. Durante esse período estressante e incerto em que os pais podem estar se desdobrando entre home-office, cuidador, professor, além de ter que cuidar de todas as tarefas domésticas, esse sentimento pode ser aumentado. Lembre seu filho de seu amor incondicional e alegria de passar mais tempo com ele.

Incentive-os a falar sobre seus sentimentos.
Crianças com autismo geralmente experimentam sentimentos de isolamento social de seus pares, e as políticas de distanciamento social relacionadas ao COVID-19 podem amplificar esses sentimentos. Dê a seu filho oportunidades para discutir esses sentimentos, mostrando que eles são importantes. Aproveite para tentar estreitar os laços entre amigos e familiares meio de telefonemas e bate-papo por vídeo e outras plataformas virtuais.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para comentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *