Foto de uma mulher ruiva, de cabelos cacheados e óculos, sentada em um mesa, trabalhando em um computador

Uma das formas de verificar se um atendimento ABA é de qualidade é através da certificação para analistas do comportamento. Ela é um selo de qualidade de agências reguladoras que comprova que aquele profissional tem formação acadêmica, experiência profissional e atende a parâmetros básicos para os profissionais da Análise do Comportamento Aplicada.

Além de ser uma garantia de qualidade para os clientes, a certificação também é uma segurança para os profissionais e uma forma de se diferenciar dentro do mercado. Por isso, entrevistamos as BCBAs e QBAs, Dra. Liliane Rocha e Dra. Ana Arantes, sobre a importante da certificação para profissionais da Análise do Comportamento.

“No Brasil, enquanto a profissão de analista do comportamento não é regulamentada, qualquer um pode dizer que é analista do comportamento. Então a certificação oferece um selo de garantia do seu treinamento, da sua prática e do seu compromisso com a profissão”, pontua Dra. Liliane.

“As certificações não existem para as profissionais acumularem diplomas, elas existem para proteger o público consumidor. Então quando as famílias buscam uma profissional certificada ela busca por uma profissional que tem uma formação, tem uma atualização e, mais do que isso, seguem determinados preceitos éticos e profissionais”, explica a Dra. Ana.

Dra. Liliane ainda pontua que a certificação para analistas do comportamento é uma forma do profissional demonstrar aos clientes que ele está preocupado com a qualidade do serviço que oferece e que está continuamente investindo na sua formação.

“Quando uma profissional busca a certificação, ela está procurando uma maneira de mostrar aos seus clientes que ela está tentando garantir o melhor atendimento possível, que os direitos daquele consumidor vão ser atendidos”, completa Dra. Ana.

Dra. Ana Arantes ainda destaca que a certificação tem um impacto muito positivo na carreira de profissionais, tanto com relação ao público que vai buscar seus serviços, quanto na realização profissional. “Planejar e buscar ativamente uma ativação é uma característica de uma boa profissional em ABA”, finaliza.

Para saber mais sobre esse tema, escute o podcast Cafezinho e Comportamento das Dras. Liliane Rocha e Ana Arantes, que teve a participação da nossa Diretora Clínica, Dra. Mylena Lima.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *