Se você já está familiarizado com ABA já deve ter escutado ao menos uma dessas palavras: antecedente, comportamento e consequência. O modelo ABC é uma ferramenta importante na análise de comportamentos e faz parte do dia a dia dos profissionais que trabalham com ABA.

O modelo ABC vem do inglês Antecedent-Behavior-Consequence (Antecedente-Comportamento-Consequência) e se baseia na ideia de que a maioria dos comportamentos que exibimos são aprendidos.
Esse modelo é uma forma de analisar os comportamentos e investigar suas funções. A partir dessa análise é possível, por exemplo, identificar quais os gatilhos de um comportamento-problema (como uma pirraça, por exemplo) e planejar estratégias e ferramentas que permitam que o indivíduo aprenda um comportamento mais adaptativo (como comunicar aos pais que está cansado e deseja interromper uma atividade).

Por isso, o modelo é uma ferramenta muito importante para analistas do comportamento realizarem suas avaliações, fazerem coletas de dados e planejarem intervenções. Vamos conhecer as etapas?

Antecedente
O antecedente é uma situação ou evento que antecede um comportamento. Às vezes, é descrito como o “gatilho” para o comportamento que se segue. Um antecedente pode ser um evento (telefone tocando, indo por uma rota diferente para escola), uma pessoa (o professor de música, mas não o professor de arte) ou objeto (sinal para parar, placa de biscoito) no ambiente, que indica que a pessoa irá fazer algo.

Comportamento
Um comportamento é qualquer ação que pode ser observada e contada ou cronometrada. Neste modelo, queremos definir comportamentos especificamente para que todos os que trabalham com crianças saibam o que está acontecendo quando observam a criança exibindo determinados comportamentos. Se engajar em uma brincadeira, escovar os dentes, pedir para ir ao banheiro, se jogar no chão quando chega a hora de ir para escola.

Consequência
Consequências descrevem o que acontece imediatamente depois, um efeito ou uma resposta a um comportamento. Algumas consequências são naturais, como ter atenção de um colega quando estiver brincando com ele. Outros são planejados, como remover a criança da brincadeira quando esta bate em alguém. Os comportamentos são aprendidos ao longo dos anos, por observação de outros, imitação ou sendo ensinados diretamente. Consequências são eventos que ajudam a manter comportamentos; isto é, torne mais provável que o comportamento continue. Por exemplo, uma criança aprende a levantar a mão na escola porque a professora a chama.

 

E a coleta de dados?
É importante que esse modelo seja colocado em prática através de um registro minucioso dos comportamentos, seus antecedentes e consequências. Só dessa forma é possível observar um padrão que pode explicar porque aquele comportamento ocorre e quais são seus reforçadores.

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