É difícil encontrar alguém que não goste de sair para jantar em um lugar diferente. Afinal essa é uma ótima forma de interação lazer e de propiciar uma maior interação familiar. Entretanto, para famílias com crianças com TEA, fazer refeições fora podem não ser tão simples assim.

O ambiente diferente, com múltiplos estímulos e com muitas pessoas diferentes ao redor, pode rapidamente se tornar extremamente estressante para um indivíduo dentro do espectro.

Não são raros os exemplos de famílias com crianças com autismo que, por conta de experiências ruins em restaurantes, simplesmente deixaram de frequentar esses locais. O que pode ser muito frustrante para todas as pessoas dentro do seio familiar, inclusive para o indivíduo com TEA.

Mas há formas de fazer com que esse momento se torne mais prazeroso para todos os envolvidos.

Por exemplo, antes de levar seu filho ou filha a um restaurante de verdade, que tal fazer alguns testes em casa, como uma saída de mentirinha? Isso pode ajudar a familiarizar a criança com a experiência. Para isso, uma boa ideia é seguir alguns passos:

1- Pratique a experiência de comer fora desde o seu início, desde o processo de escolha do cardápio (quem sabe nesse dia ter mais de uma opção para o jantar para que fique mais real?) até o processo de pedir e esperar pela comida.

2- Enquanto seu filho ou filha espera pela comida, é importante que ele ou ela fique sentado(a) durante esse momento. Por isso, tente dar um passatempo calmo e silencioso para que ela possa se distrair enquanto isso. Muitos restaurantes oferecem giz de cera e desenhos para colorir para as crianças, por exemplo. Lembre-se de apresentar uma atividade que poderá ser usada em um restaurante de verdade no futuro.

3- Faça um ensaio em um estabelecimento mais simples e rápidos: um local de fast food ou um self-service. Sim, a experiência é um pouco diferente e mais rápida, mas ajudará a pavimentar o caminho para gerenciar uma refeição em um restaurante típico no futuro.

Chegou o momento de ir a um restaurante propriamente dito? Tente fazê-lo após a abertura ou durante o horário mais lento. Isso significa menos gente, menos barulho e, consequentemente, menos estresse para a criança e para você.

Planeje bem, planeje sempre

Uma estratégia bem-sucedida ao lidar com uma rotina desconhecida é preparar o indivíduo com TEA com antecedência. A preparação pode reduzir bastante a ansiedade em ambientes desconhecidos e ajuda a pessoa a saber o que esperar.

Tire um tempo para planejar e preparar-se para sair para comer, considerando as seguintes perguntas:

– Onde vocês vão?
– É um ambiente superestimulante?
– A criança ou o indivíduo com TEA já esteve lá antes?
– Quanto tempo você terá que esperar por um assento?
– A que hora do dia você vai?
– Você pode fazer uma reserva?
– Quais tipos de alimentos (que a criança ou o indivíduo com TEA gosta) eles servem?
– Você pode imprimir o menu em casa?
– Você marcou o evento como especial no calendário?

Tem alguma experiência bem-sucedida? Conte-nos nos comentários!

Texto adaptado do site Autism Speaks 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para comentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *