Um dos sinais do autismo são o atraso no desenvolvimento da linguagem e da comunicação de forma geral. Muitas vezes, comportamentos inapropriados como birra, reclamações e até agressões estão relacionados às dificuldades de comunicar suas motivações para outras pessoas.

Como os adultos não compreendem exatamente o que está ocorrendo, acabam motivando esse tipo de comportamento inapropriado através da atenção ou do acesso a algo que interesse à criança, o que torna o comportamento ainda mais frequente.

Para lidar com essa questão, é importante ensinar a criança a expressar seus desejos corretamente. Se a criança tem dificuldades na fala, ela pode por exemplo utilizar um sinal motor ou uma imagem para dizer o que precisa naquele momento. Essa estratégia de ensino é chamada de Treinamento de Comunicação Funcional.

Treinamento de Comunicação Funcional

Os estudos científicos apontam o Treinamento de Comunicação Funcional (Functional Comunication Training) é uma estratégia de ensino baseada em evidência muito importante para crianças dentro do espectro. Através do Treinamento a criança pode aprender a comunicar seus desejos e motivações de forma apropriada. Isso reduz comportamentos agressivos ou inadequados socialmente.

Essa comunicação pode ser feita através de palavras, sinais motores ou figuras, dependendo das habilidades de cada criança. Mas é importante que essa forma de comunicação seja ensinada para ela. Se a criança começa a chorar porque quer alguma coisa, você deve solicitar que ela te peça de maneira apropriada. Quando isso acontecer, é fundamental que você atenda essa demanda apenas quando ela solicitar apropriadamente, assim, ela aprende que essa é uma forma eficaz de ser atendida.

Você pode utilizar aplicativos e quadros de imagens, como nas rotinas visuais. A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) também pode ser uma grande aliada, no entanto, é importante lembrar que nesse momento não estamos querendo que a criança domine uma linguagem tão rica como a LIBRAS, e sim que ela aprenda alguns sinais simples para que possa comunicar o que deseja.

Também é importante que esses sinais sejam compartilhados por todo o sistema de apoio da criança, para que ela possa ser compreendida e a substituição do comportamento inadequado de fato ocorra. É fundamental ter o acompanhamento de um profissional da Análise do Comportamento para orientar a correta utilização do Treinamento de Comunicação Funcional.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para comentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *